O foco do Cruzeiro em conquistar o Campeonato Brasileiro fez com que a direção celeste não abrisse mão de seus principais jogadores. Durante a janela de transferências internacionais (Europa e Oriente Médio), o clube negociou apenas Diego Souza, e em compensação trouxe Willian, Júlio Baptista e Souza. Segundo a Pluri Consultoria, o time celeste tem o segundo elenco mais valorizado do Nacional.
Antes do início da janela de transferências, a equipe celeste era a oitava no ranking. O valor de mercado do elenco era avaliado em 53,8 milhões de euros. Passado o prazo para a saída de jogadores, o grupo celeste é cotado em 59,1 milhões de euros.
O estudo levou em conta as transações durante o período de vendas, e o Cruzeiro foi um dos poucos que agregou valor ao elenco. Antes da abertura internacional, o time era o oitavo no ranking, e subiu seis posições graças à estratégia de não liberar seus principais nomes. Nilton, Everton Ribeiro, Vinicius Araújo, Lucas Silva e Mayke foram sondados por clubes estrangeiros.
O Santos foi o clube que mais perdeu posições. Isso se deve à saída de Neymar, vendido para o Barcelona. O Peixe era o primeiro colocado em abril, e caiu para nono. Além do Cruzeiro, o outro clube que teve valorização em seu plantel foi o Atlético-PR.
O meia-atacante Willian, por exemplo, veio por empréstimo à Toca da Raposa, e tem os direitos econômicos fixados em quatro milhões de euros.

