Torcida uniformizada do Atlético-PR é suspensa por seis meses

A torcida uniformizada Os Fanáticos, do Atlético-PR, está impedida de frequentar jogos dos times pelos próximos seis meses. O veto foi dado nesta terça-feira pelo Ministério Público do Paraná, que assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a torcida. A briga entre membros da torcida com vascaínos, no domingo, foi determinante para a decisão do promotor Maximiliano Deliberador.

A decisão, porém, não afasta os torcedores brigões. Basta que os envolvidos na briga não utilizem uniformes do Os Fanáticos.

“Isso [afastamento dos torcedores envolvidos] é praticamente impossível, pois não há o cadastramento de torcedores. Já passou do momento de os torcedores serem cadastrados. O MP já promoveu ações no sentido de buscar o cadastramento, mas esse assunto esbarrou no Ministério do Esporte”, disse o promotor Maximiliano Deliberador.

Está proibido qualquer menção da torcida uniformizada atleticana nos estádios (uniformes, faixas, bandeiras e outros adereços). Caso a ordem seja descumprida, a uniformizada receberá multa de R$ 20 mil e terá nova advertência.

Membro do Os Fanáticos, Fábio Luiz Almeida diz que os torcedores continuarão indo aos jogos.

“A punição é justa. Nós fomos ao Ministério Público, ouvimos e acatamos. Nós deixaremos de levar uniformes, bandeiras e instrumentos musicais, mas não vamos deixar de frequentar os estádios”.

A uniformizada atleticana responsabilizou o Vasco e a torcida cruz-maltina de provocarem a confusão. O clube carioca, alega a Os Fanáticos, queria terminar o jogo antes do tempo para tentar a vitória no tapetão.

“A nossa torcida só se defendeu. Cada ação tem uma reação, e a nossa reação foi errada”, declarou o torcedor do Os Fanáticos.

Quatro torcedores foram hospitalizados após a briga generalizada na arquibancada da Arena Joinville, domingo. Três torcedores já tiveram alta.

Confira a nota do Ministério Público do Paraná na íntegra:

A Promotoria de Defesa do Consumidor de Curitiba firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com “Os Fanáticos”, torcida do Clube Atlético Paranaense, para que a torcida organizada não compareça a eventos esportivos pelo período de seis meses. O TAC foi firmado após uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (10 de dezembro) entre representantes do Ministério Público e da torcida.

A torcida terá que manter nota em destaque em sua página eletrônica, pelos próximos 30 dias, dando ciência aos seus integrantes sobre o acordo formalizado com o Ministério Público.

Em caso de descumprimento do acordo, a multa será de R$ 20 mil por infração identificada. O promotor de Justiça Maximiliano Ribeiro Deliberador esclarece que três estados estão envolvidos na questão, de maneiras diferentes: o MP do Rio de Janeiro trata da questão da torcida do Vasco, o MP do Paraná se ocupa da torcida organizada do Atlético e Santa Catarina trata das questões de policiamento. Também cabe ao MP de SC buscar a eventual punição individual dos responsáveis pelas agressões.

O promotor de Justiça explica que, conforme o Estatuto do Torcedor, a única punição possível é o afastamento da torcida dos estádios por um período de até três anos. O Atlético não havia registrado nenhuma punição até agora, por isso o prazo foi fixado em seis meses.

A própria torcida do Vasco já havia sido suspensa em acordo com o MP do Rio, por seis meses em situação similar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uol.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.