A Câmara dos Deputados vai prosseguir em 2014 o debate sobre a proposta que proíbe a transmissão de lutas de MMA pela televisão (Projeto de Lei 5534/09). O projeto aguarda votação na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.
Para o autor do projeto, deputado José Mentor (PT-SP), o MMA, que ao pé da letra quer dizer mix de técnicas de lutas marciais, apenas estimula a violência e em nada se assemelhando a esporte.
O deputado destaca que as lutas olímpicas pregam a autodefesa, enquanto o MMA enfatizaria a agressão. Para Mentor, é uma contradição o País proibir lutas de animais como galos e cachorros, e permitir a transmissão pela TV de um evento violento como o MMA.
José Mentor lembra que a televisão é uma concessão pública. Por esse motivo, ele questiona o uso de “um meio de comunicação de massa, que entra em todos os lares, indiscriminadamente, para fazer uma propaganda de violência desse tipo”. “Eu acho que a sociedade tem de se atentar a isso. Ver se é esse o tipo de luta que vai formar o cidadão que o Brasil precisa”, afirma.
Regulamentação do MMA
Contrário à proibição, o deputado Acelino Popó (PRB-BA) apresentou proposta que regulamenta o MMA como esporte (PL 2051/11). Popó, que é lutador de boxe, discorda de José Mentor e afirma que o MMA funciona como meio de educação e inclusão social.
Popó diz que proibir a transmissão das lutas equivaleria a fazer censura, o que seria inadmissível. Ele acredita que cada um deve ter o direito de decidir se assiste ou não às lutas.
Essa polêmica não é só brasileira. No estado norte-americano de Nova York e na França, não só a transmissão como a própria luta de MMA é proibida.
Tramitação
O projeto que proíbe a transmissão das lutas de MMA pela televisão foi rejeitado em 2010 na primeira comissão onde foi analisado (Comissão de Turismo e Desporto), mas ainda será votado por outras duas comissões.
Já o projeto que regulamenta a atividade (PL 2051/11) tramita em conjunto com o PL 2889/08, que aguarda votação na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Comentarios Recentes
Bom dia
Tudo bem que esse “nobre deputado” Jose tenha essa visão e possivelmente muita gente aprove.
Mas, gostaria mais ainda que a energia desses parlamentares, se dirigissem a coisas importantíssimas que estão arrasando com os cidadães de bem que vivem nesse país. Como por exemplo a redução da maior idade; leis claras de punição severa e rápida em crimes de corrupção; conselho de ética da câmara, senado e outras, independente.( Pois se essa comissão é formada pelos próprios pares, é como uma raposa julgar a outra raposa pela morte da galinha. )
Absurdos como: a tal lei da “imunidade parlamentar” que enfiam goela abaixo da população; eles próprios legislam sobre seus salários e ainda criam benécias que superam em muito esse próprio salário.
Outra lei que poderia fazer era de o candidato a cargo eletivo, ter um mínimo de condição quando fosse candidatar, pois para o ingresso no serviço público através de concurso, qualquer cidadão tem que cumprir uma série de requisitos, como nível escolar, não ter qualquer problema jurídico e vários outros. Como é que para ocupar um cargo público, como presidente, governador, deputado, vereador, prefeito isso não é preciso??????? Cargos esses de muita importância, pois lá é que são gastos os impostos pagos pelo povo e onde fazem as leis que dirigem a sociedade. Como é que se pode imaginar que qualquer um zé ruela fique em uma posição dessa?????
Pois, é seu Deputado, precisamos urgentes de leis que dê medo aos bandidos de cometer crimes. Hoje do jeito que está, incentiva a pessoa a ser bandida, pois, custa-se a pega-lo e quando isso acontece, (depois de um dispêndio terrível de investigação, arriscando vida dos policiais) simplesmente em poucos dias, com auxilio de um advogado de porta de cadeia, o marginal está nas ruas novamente… Se for de menor, ai é questão de horas para o marginal está solto e livre para de vingar da vítima que o denunciou ou cometer novos crimes.
Tá certo que a cadeia ficaria lotada em um primeiro momento, mas com leis severas essa lotação iria diminuir com determinado tempo, pois os bandoleiros iriam pensar muito em cometer crimes com essa cara de pau que ocorre hoje.
Aproveitando, o Sr. Deputado poderia propor uma lei, em que se instalassem empresas no presídio, para o preso poder trabalhar e assim pagar por todo o gasto que dá quando lá está “hospedado”., além do que logicamente ter dinheiro para pagar o estrago que ele fez com a vítima.. O engraçado nesse tema, é que qualquer pessoa normal quando dá um prejuízo a alguém, chega uma hora que o juiz faz com este pague esse prejuízo a outrem, já ironicamente, isso é dispensado ao bandido.
Essa conversa que a sociedade que é culpada por produzir bandidos é conversa fiada seu Deputado. Tem países muito mais pobres e que os índices de violência é muito menor que o Brasil.
Enquanto aqui falta dinheiro para coisas básicas, vemos a presidenta perdoando dívida com a Africa, dando dinheiro a Venezuela, construindo porto em Cuba… Deveria o Sr. Deputado verificar essa situação, o Sr. concorda com essas medidas???..
Tão preocupado como o Sr. é, deveria também ver esses gastos com a copa, onde estão sendo gastos valores astronômicos na construção de estádios… e o que poderia até ser bom e ficar para o povo brasileiro, que é a infraestrutura não anda em nada.. Continuam os velhos problemas de estradas, aeroportos, rodoviárias, metrôs, esgoto sanitário bem como seu tratamento antes de devolver aos rios… etc etc etc etc
Quero até ver os turistas chegarem aqui, e precisarem de um serviço de saúde, entrando nessas filas de cais…. e não me espanta em nada falta fazerem postos de atendimento para estrangeiros, com serviço top, passando assim uma imagem que aqui está muito bom…..
É pessoal, a coisa está feia, e o que é pior, sem perspectiva de melhoras. Ou o povão reage exigindo mudanças, cobrando ética na administração, iremos para uma vala sem fim. Quando digo isso, não é dizendo sobre esse ou aquele partido político. Pois o caso não é esse, o que tem que ter é cobrança de postura, competência, honestidade, seja qual partido que for estando este no comando. Não existe esse negócio de partido bom, honesto e outro ruim e desonesto…
Dá para notar que todos eles tem problemas..
O que tem que ocorrer é cobrança da sociedade, seja o partido que for.
Ao meu ver o eleitor deve evitar coisas como dizer, independente de qualquer coisa sou de partido tal e ai só vê virtude e nada de defeito. Sabemos que todos tem problemas, é só assumir o cargo que aparecem as garras. Esse negócio de defender partido, só faz criar um curral eleitoral onde os políticos nadam de braçada.
E para garantir esse curral eleitoral, aqui em Goiás por exemplo, tem blog’s (conheço dois que inclusive trabalham na área esportiva) que escancara essa situação, de que tudo do Governo estadual é bom e tudo da oposição é ruim… Claro que tem coisa boa e ruim em todos os partidos, mas do jeito que esses camaradas, inclusive patrocinados pelo próprio governo, colocam as noticias é de afrontar qualquer um de bom senso.
Sai um pouco do assunto do nobre deputado José, mas fica ai minha indignação dessa situação que nós brasileiros estamos vivendo.
Que essa energia gasta em futebol, carnaval, seja canalizada na cobrança de uma administração honesta, justa, competente de nossos parlamentares. Chega de promessas de campanhas, além de não cumprirem o que falam, ainda arrumam jeito de aumentar os impostos, iptu’s, taxas, etc etc.
Mas doi homens beijando em horário nobre não tem problema!! pra frente Brasil, salve a seleção!!