A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) pediu às autoridades brasileiras que garantam a segurança dos jornalistas em coberturas de manifestações. A manifestação ocorreu nesta terça-feira, 11, um dia após a confirmação de morte do cinegrafista Santiago Ilídio Andrade, atingido por um rojão enquanto acompanhava, a trabalho, um protesto no Rio de Janeiro.
Conforme informações da EFE, a entidade ressaltou a necessidade de uma investigação cuidadosa e exigiu melhorias nas condições de segurança a que estão sujeitos profissionais de imprensa. Frente à proximidade da Copa do Mundo, o presidente da FIJ, Jim Boumelha, destacou que o Brasil deve “aprender com os erros dos distúrbios do ano passado, quando muitos jornalistas foram atacados ou detidos, e a garantir uma cobertura segura das manifestações por parte dos comunicadores”.
A federação também pediu que a imprensa brasileira assuma sua responsabilidade de zelar pelo bem-estar dos jornalistas, através de medidas necessárias que garantam a proteção dos profissionais.
http://www.coletiva.net/site/index.php
