A Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) aguarda, durante os 15 dias da 69 º Exposição Agropecuária do Estado de Goiás, a visita de 20 mil pessoas ao Projeto Escola. Com iniciativa da Diretoria Social da entidade, representado por Janaína Flor, o Projeto é um trabalho socioeducativo, desenvolvido com instituições parceiras, que acontece anualmente, voltado ao público escolar e a família, oferecendo de forma gratuita uma opção de conhecimento e lazer.
O público-alvo são alunos, crianças e adolescentes, de escolas públicas (municipais e estaduais) da Grande Goiânia. Contudo, são recebidos também alunos de cidades do interior, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pessoas atendidas por entidades sociais – como a Casa de Eurípedes, Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Foi montando um espaço especialmente para o Projeto, próximo ao local de exposição de animais para que o público tenha melhor visualização. Neste ano, o tema principal do evento – cada edição tem um assunto principal abordado – é o gado. Um boi, feito em fibra e em tamanho original, foi exposto e é subdividido em suas partes para o consumo. Além disso, são exibidos exemplos de produtos produzidos a partir do gado.
Na 69º EXPOAGO, a visitação ao Projeto Escola começou já no primeiro dia da exposição, dia 16 de maio (a divulgação e contatos com as escolas e entidades foi realizada em março e o agendamento em abril). O evento funciona todos os dias da semana e tem recebido em média cerca de 1.500 pessoas diariamente. Os passeios são realizados com turma de 40 a 50 pessoas.
Os grupos são recebidos por divertidos palhaços e encaminhados por voluntários, que explicam todo o processo de relação do homem com o boi. Na seqüência representantes da Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil fazem suas participações, orientando os alunos a respeito da valorização do meio ambiente, técnicas de resgate e combate às drogas, respectivamente. Em seguida, os visitantes são levados ao museu, onde podem ver animais empalhados, o processo de produção da cana de açúcar e a fabricação da rapadura.
Além de proporcionar, de forma didática, as utilidades do boi, o Projeto busca promover, também, a valorização do campo e da pecuária por meio da integração com o ambiente rural e da divulgação de conhecimentos.
Exercício
Depois de participar do Projeto Escola, o aluno ainda tem chance de mostrar o que aprendeu e ser recompensado. A proposta é que, de volta à sala de aula, o estudante produza um texto dissertativo com o tema “A importância do gado para a vida do homem”. As crianças menores poderão participar com desenhos com o mesmo tema da redação.
As escolas selecionarão, entre os textos e desenhos dos seus alunos, aqueles que serão enviadas a SGPA. Serão três concorrentes por instituição. Os finalistas são encaminhados a uma escola que não participa do Projeto e, após corrigidas, devolvidas a SGPA que dará notas aos trabalhos. Após esse processo, é escolhido o vencedor, que receberá uma premiação da entidade.
