O desembargador Carlos Tork, juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), concedeu liminar suspendendo o sinal de todas as emissoras de rádio e televisão do Sistema Beija-Flor de Comunicação Ltda até o dia 5 de outubro de 2014. O grupo formado por duas emissoras de TV e 16 de rádios pertence a família de Gilvam Borges (PMDB-AP) que disputa uma vaga ao Senado.
A medida atende a ação movida pela coligação formada pelos partidos políticos PSB, PT, PSOL e PCdoB, que aponta desequilíbrio em matérias veiculadas nas emissoras, favorecendo as candidaturas de Waldez Góes (PDT) ao governo do Amapá, Gilvam Borges ao Senado e Marcos Reátegui à Câmara Federal.
Em 2011, Gilvan Borges chegou a assumir o mandato de senador depois que João Capiberibe (PSB), o segundo colocado nas eleições, foi barrado pela Lei da Ficha Limpa. Depois, o Supremo Tribunal Federal (STF) restituiu o mandato de Capiberibe.
De acordo com a liminar, as emissoras deverão funcionar somente para a transmissão do horário eleitoral gratuito, e a cada 15 minutos, durante o período de suspensão, anunciar que estão fora do ar por desobediência à Lei Eleitoral. Em caso de não cumprimento da liminar, a multa diária a ser aplicada será de R$ 15 mil
Os veículos de comunicação que estão com a programação suspensa são: TV Tucuju, TV Tarumã, Rádios 201,9 FM, Antena 1, Tarumã FM (Macapá); Laranjal do Jari FM; Itaubal FM; Mazagão FM; Vitória FM; Pracuúba FM; Tartarugalzinho FM; Araguari FM; Calçoene FM; Lorenço FM; Base FM 91,9 (Oiapoque); Piuara FM (Porto Grande); Cutias FM; Manganês FM (Serra do Navio); Amapari FM e Tartarugal FM.
O Globo
