Cinegrafista da Band é atacado por pit bull da PM


O cinegrafista Luiz Carlos de Jesus, da Band, foi ferido por um cachorro pit bull da Polícia Militar do Paraná na última quarta-feira (29/4), durante o protesto dos servidores estaduais contra o projeto do governo Beto Richa (PSDB) que altera o financiamento da ParanaPrevidência, empresa responsável por pagamentos de aposentados e pensionistas do Estado.

Em um vídeo registrado por Jesus, é possível ver o cão avançar nele em meio à confusão entre a tropa de choque da PM e deputados. O animal morde a perna esquerda do profissional, que é levado por dois homens para receber assistência.

A Associação Brasileira de Jornalistas Investigativos (Abraji), informou, em nota, que Jesus foi levado ao hospital e submetido a uma cirurgia. “A Abraji mais uma vez protesta contra o emprego de violência desmedida pela Polícia do Paraná e cobra ação dos governantes do Estado para que esse quadro não se perpetue”, acrescentou a entidade.

Jornalistas feridos
Ao todo, quatro jornalistas foram feridos pela PM no centro de Curitiba (PR). Os profissionais cobriam a manifestação de professores em greve nas proximidades da Assembleia Legislativa do Estado. Os repórteres estão entre as mais de 100 pessoas machucadas na ação, apontou a Abraji.

Além de Jesus, o cinegrafista Rafael Passos, da Catve, foi atingido por balas de borracha. Os fotógrafos Henry Milleo, da Gazeta do Povo e André Rodrigues, freelancer, também acabaram feridos. Milleo foi atingido num dos braços e no abdome por estilhaços de uma bomba de efeito moral lançada pela polícia contra os professores. Rodrigues também foi atingido por balas de borracha, de acordo com o Sindicato dos Jornalistas do PR.

A Abraji lembra que, desde 2013, a Polícia Militar e Civil vêm constrangendo profissionais de imprensa a identificarem suas fontes em reportagens sobre as corporações. Segundo a associação, dois repórteres do Paraná já receberam ameaças de morte em nome de policiais.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.