O jornalista Mauro Cezar Pereira anunciou neste sábado (2) que não faz parte mais do time de comentaristas dos canais ESPN. Ele atuava na emissora havia 16 anos, desde outubro de 2004. Em comunicado publicado em suas redes sociais, Mauro Cezar afirmou que a sua decisão foi motivada por uma “inflexível” proposta da empresa de renovação de contrato que exigia exclusividade “sem grandes contrapartidas”.
Ele afirmou ainda que ESPN não é o mesmo lugar de quando começou. Em maio deste ano, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) autorizou a fusão entre a ESPN Brasil e a Fox Sports. A cláusula de exclusividade é uma exigência da Disney, controladora das duas emissoras, para todos os jornalistas que estão negociando a renovação de seus contratos.
A medida já provocou a saída de outros profissionais da empresa, como Benjamin Back, que deixou o Fox Sports e foi contratado pelo SBT. Procurada, a empresa disse que os canais esportivos do grupo “estão passando por um processo de transformação.”
“Jamais fui de reclamar de emprego sem me mexer. Se não estava bom, procurava outro. E nunca trabalhei por tanto tempo no mesmo lugar. Mas a ESPN não é mais o mesmo lugar. Mudou, deixou de ser meu habitat. Melancólico admitir, mas como disfarçar? Direito dela, claro”, escreveu.
“Recentemente, lá de fora, veio outra alteração que modifica a relação com funcionários. A inflexível proposta do grupo para renovar contrato trazia em anexo um ‘cadeado’ onde se lia ‘exclusividade’! E sem grandes contrapartidas. Em 2021? Nessa altura da vida, com quase 38 anos de carreira? Abrir mão de tudo? Seria frustrante, além de um retrocesso profissional. Não, eu não estava disposto a fazer isso comigo mesmo”, prosseguiu.
Ele afirmou também que deixa a ESPN orgulhoso de poder ter contribuído com a emissora. “E é ótimo poder dizer ‘não’ quando há incompatibilidade entre o que nos é proposto e nossos planos, sonhos. Mesmo sem êxito, agradeço o empenho da diretoria brasileira, que tentou minha permanência, reconhecendo meu valor profissional’, escreveu.
Em nota, a Disney afirmou que os seus canais esportivos passam por uma mudança “para oferecer um conteúdo ainda mais variado e qualificado para a audiência no Brasil”. “A reformulação faz parte do planejamento da companhia que seguirá investindo em sua programação esportiva, contando com um extenso portfólio de direitos, além de uma equipe de jornalismo referência junto aos fãs de esportes.”
Veja como está a lista de quem ficou e saiu dos canais esportivos da Disney no início de 2021
Quem ficou
Ficam
- Edu Elias
- Oswaldo Pascohal
- Fábio Sormani
- João Guilherme
- Vinícius Nicoletti
- Gustavo Berton
- Fernando Nardini
- William Tavares
- Felippe Facincani
- Felipe Motta
- Luciano Amaral
- Gustavo Hofman
- Leonardo Bertozzi
- Marcela Rafael
- Rodrigo Bueno
- Carlos Simon
- Zinho
- Mariana Spinelli
- Rafael Marques
- Abel Neto
- Guilherme Giovanonni
- Nivaldo Prieto
- Eugênio Leal
- Hamilton Rodrigues
- Thiago Alves
- Edgard de Mello Filho
- Mauro Naves
- Daniela Boaventura
Quem saiu
- Mauro Cezar Pereira
- André Cavalcante
- Gudryan Neufert
- Fernando Caetano
- Flávio Winick
- Flávio Amêndola
- Bruna Carvalho
- Álvaro Loureiro
- Edmundo
- Ricardo Lay
- Vágner Martins
- Marcel Capretz
- Everton Souza
- Marina Ferrari
- Silva Jr.
- Diego Bertozzi
- Luciano Calheiros
- Carlos Alberto
- Ricardo Rocha
- Maurício “Mano” Borges
- Jackson Pinheiro
- José Eduardo Savoia
- Rodrigo Cascino
- Fábio Azevedo
- Benjamin Back
- Eder Reis
- Flavio Gomes
- Livia Nepomuceno
- José Ilan
- Leandro Quesada
- Rodrigo Mattar
- Paulo Lima
- Marco de Vargas
- Luis Carlos Quartarollo
- Jorge Luiz Rodrigues