Eduardo Paes argumenta que a festa no Sambódromo permite controle
Na mesma live realizada no início da noite desta terça-feira,4, em que anunciou o cancelamento do carnaval de rua nos moldes tradicionais, por conta do avanço dos casos de Covid-19, o prefeito do Rio Eduardo Paes, reforçou que os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, por outro lado, permanecem confirmados. Segundo o prefeito, isso ocorre porque a festa no Sambódromo permite a exigência de vacinação contra a Covid-19 e o controle de testagem, o que não seria possível nos desfiles dos blocos pelas ruas.
— O carnaval de rua é diferente do Sambódromo. O carnaval de rua demanda um planejamento maior, são quase 500 blocos e o tempo é apertado para a tomada de decisões. Na Sapucaí, teremos o carnaval porque lá é mais fácil de fazer um controle de entrada — disse Paes, em entrevista ao RJTV2, da TV Globo.
Paes contou ainda que sugeriu a representantes de blocos da cidade, durante reunião ocorrida à tarde, pouco antes da live, que os desfiles de algumas das agremiações mais tradicionais ocorressem em dois ou três locais fechados pré-determinados, como o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, e o Parque Madureira, na Zona Norte.
A entrada seria gratuita, mas com a mesma exigência de passaporte vacinal e testagem realizada no Sambódromo, por exemplo. A proposta, contudo, não foi aceita pelos blocos em um primeiro momento.
— Não toparam por conta do vínculo regional com os locais tradicionais dos desfiles, o que a gente compreende. Mas ficaram de pensar em contrapropostas. Só tem que ser uma coisa factível — afirmou o prefeito, deixando em aberto a possibilidade de alguma outra solução a ser acertada com os blocos e a patrocinadora do carnaval de rua.
Comprovante de vacinação na avenida
O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) Jorge Perlingeiro não descarta exigência do “passaporte de vacinação” para a entrada de público nos dias de carnaval, previstos para o fim de fevereiro. A ideia é que um aplicativo, que ainda está sendo desenvolvido, sirva para controlar o acesso de desfilantes e público na Marquês de Sapucaí.
Jornalista Maju Coutinho vai apresentar Carnaval 2022 na Globo
Com informações do jornal O Globo