A TV Brasil Central celebrou, no dia 1º de maio, seus 50 anos no ar, marcando meio século de contribuição fundamental para a comunicação pública em Goiás. Em cinco décadas, a emissora acumulou uma trajetória marcada pela promoção da cultura, do turismo, do esporte, da informação de qualidade e da transparência das ações governamentais. Para celebrar o marco, o governador Ronaldo Caiado e o presidente da Agência Brasil Central (ABC), Reginaldo Júnior, realizaram uma solenidade especial nesta segunda-feira (17), no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Brasil Central e pelo canal oficial no YouTube.
A cerimônia reuniu autoridades, servidores e convidados que fizeram parte dessa história. Durante o encontro, foi anunciada uma novidade: a entrada da TV Brasil Central, RBC FM e Rádio Brasil Central na Parabólica Digital, com transmissão em Banda Ku prevista para iniciar em dezembro, após a conclusão dos testes internos. A novidade ampliará o alcance das emissoras para um público potencial de 60 milhões de telespectadores em todo o país, incluindo 3 milhões somente em Goiás. “O objetivo é ampliar o raio de cobertura dos veículos da Agência Brasil Central, rompendo barreiras físicas e garantindo recepção de altíssima qualidade”, destacou o diretor de Telerradiodifusão da ABC, Mardem Costa Junior.
Em entrevista, o presidente da ABC, Reginaldo Júnior, ressaltou a trajetória da emissora e o esforço dos servidores ao longo das últimas décadas. “A Brasil Central passou por vários momentos, momentos maravilhosos, momentos extremamente difíceis. Mas, hoje a empresa está sanada. E, graças a Deus, a gente tem uma audiência muito grande”, afirmou. Ele também celebrou o reconhecimento do público goiano: “Sou muito orgulhoso em fazer parte desse projeto da TV Brasil Central, desse crescimento”. Reginaldo destacou ainda a valorização do jornalismo esportivo, do entretenimento e a recuperação da estrutura física. “Temos conseguido recuperar espaços e logo vamos fazer chegar a 100% do Parque Santa Cruz. A palavra que define o nosso trabalho é revolução”, completou.
Parcerias e modernização
O delegado da Receita Federal, Djalma Lustosa, destacou a parceria entre o órgão e a emissora, especialmente no combate ao contrabando e no reaproveitamento de equipamentos. “A Receita tem tido essa preocupação. Primeiro a de retirar do contrabando mercadorias introduzidas ilegalmente no país, evitando a concorrência desleal, a lavagem de dinheiro e outros crimes. E também, aparelhamos o Estado com esses equipamentos. A gente traz uma economia e consegue dar qualidade”, explicou.
Mardem também reforçou que o momento é de modernização. “Hoje nós organizamos a casa e estamos programando novos investimentos”, disse. Ele destacou a ampliação da área de cobertura e o avanço com a entrada da TBC na Parabólica Digital, melhorando ainda mais a qualidade do sinal recebido pelos telespectadores. O secretário de Comunicação do Estado, Gean Carvalho, também elogiou o trabalho da emissora. “A TV Brasil Central tem dado aula para o país de como fazer comunicação de qualidade. Tanto é verdade, que representantes de várias emissoras públicas têm vindo aqui entender o sucesso desse trabalho”, afirmou.
Um novo momento nos 50 anos
As comemorações incluíram a entrega de homenagens a figuras públicas e a servidores que contribuem para o desenvolvimento da comunicação pública em Goiás. Entre os agraciados estiveram o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, e o governador Ronaldo Caiado. Ao receber a homenagem, Bruno destacou a parceria entre as emissoras públicas. “Foi uma decisão acertada fazer o convênio. Inclusive, em vários horários a TV Assembleia Legislativa e a TV Brasil Central lideram audiência. Em especial, no Campeonato Goiano”, disse.
Encerrando a cerimônia, o governador Ronaldo Caiado destacou o novo momento da emissora e sua importância estratégica. “Quero dizer da minha alegria em poder ver uma nova televisão Brasil Central, com outro espírito, demandando espaço, discutindo”, declarou. Ele também ressaltou a importância da comunicação governamental moderna. “Quem está se diferenciando no mundo é quem tem mais capacidade de se comunicar e mostrar o que está fazendo. A Brasil Central tem também essa obrigação de estar no topo”. Durante o evento, Reginaldo Júnior recebeu uma homenagem especial pelos cinco anos de gestão à frente da ABC, reconhecido por servidores e pelo governador.
Foram homenageados o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel; o presidente da FIEG, André Luiz Baptista Lins Rocha; os deputados estaduais Issy Quinan Júnior, Amauri Ribeiro, Talles Barreto e Rubens Marques; o procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Perez; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Joaquim Alves de Castro; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Eugênio José Cesário Rosa; o delegado da Receita Federal, Djalma Alencar Lustosa; o diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Sousa Lima Neto; o diretor regional do Sesc, Leopoldo da Veiga Jardim Filho;
o secretário de Comunicação, Gean Carlo Carvalho; o secretário da Retomada, Cezar Moura; o secretário de Esporte e Lazer, Rudson Guerra; o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos; o secretário-geral de Governo, Adriano do Rocha Lima; a secretária da Cultura, Yara Nunes; o presidente da Goiás Previdência, Gilvan Cândido; o diretor de Gestão de TV e Rádio da Assembleia Legislativa, Paulo Beringhs; o secretário de Televisão da Assembleia Legislativa, Rafael Vasconcelos;
o diretor de Gestão Integrada da ABC, Luiz Fernando Dibe; o diretor de Telerradiodifusão, Imprensa Oficial e Site da ABC, Mardem Costa Junior; a gerente da Secretaria-Geral da ABC, Ana Cristina Freitas; o gerente de Gestão e Finanças da ABC, Arnaldo Paulino Dantas Filho; o gerente de Apoio Administrativo da ABC, Saulo Salles Filho; o gerente da TV Brasil Central, Daniel Santana; o gerente de Imprensa Oficial e Mídias Digitais da ABC, Previsto Custódio; além dos servidores da ABC Allan Kardec Cardodo e Jerônimo Venâncio e da servidora da TV Assembleia Legislativa, Danuza Azevedo.

“Reginaldo Júnior e Ronaldo Caiado”. “Reginaldo Júnior e Gean Carvalho”.
