Pesquisa revela que 96% dos americanos querem rádio AM/FM em carros novos

Enquanto as montadoras avaliam opções para eliminar o rádio AM e FM de seus veículos, um novo relatório revela que 96% dos americanos consideram o rádio integrado importante em um carro novo. A preferência por acesso ao rádio no carro abrange todos os grupos demográficos, inclusive aqueles que não o ouvem regularmente.

O estudo da Critical Mass Insights revelou que nove em cada dez entrevistados consideram o acesso ao rádio vital durante emergências, como condições climáticas severas ou desastres naturais. Esses números estão em consonância com a forte receptividade do público à Lei de Rádio AM para Todos os Veículos (AM Radio for Every Vehicle Act), que exigiria a presença de rádio AM como item de segurança em todos os carros novos vendidos nos EUA.

Os resultados superam em muito estudos anteriores, incluindo pesquisas da DTS da Xperi, onde 62% dos entrevistados disseram que descartariam imediatamente  um veículo sem recepção AM/FM.

A facilidade de acesso também é importante. 98% dos americanos dizem que o rádio deve ser fácil de encontrar, mas as tendências de design de veículos sugerem o contrário. O segundo relatório anual da Quu sobre recursos visuais em veículos constatou que, embora todos os 100 modelos mais vendidos nos EUA incluam rádio terrestre, apenas 26% agora possuem um botão físico, uma queda em relação aos 36% em 2024, o que obriga os motoristas a navegar pelos menus do sistema de infoentretenimento para sintonizar.

A Critical Mass Insights também descobriu que 97% dos americanos consideram as opções de entretenimento gratuitas em veículos essenciais, principalmente com o aumento da saturação do streaming . Sem rádio AM/FM, muitos seriam obrigados a pagar por plataformas alternativas.

Montadoras como a Tesla, que agora está removendo o rádio FM de seus modelos básicos, fariam bem em levar em consideração essas descobertas, principalmente o fato de que 89% dos entrevistados disseram que a ausência de rádio via ondas de rádio provavelmente os impediria de comprar um veículo.

Apoiando essa ideia, os dados do relatório “Share of Ear” da Edison Research, referentes ao terceiro trimestre , mostram que os receptores AM/FM continuam sendo o principal dispositivo de audição nos EUA, representando 87% do tempo de escuta de rádio em 2025, uma queda modesta em relação aos 93% de 2015. Isso demonstra a relevância inegável da transmissão via ondas de rádio, mesmo com a expansão do acesso digital.

Elizabeth Falke, vice-presidente sênior de pesquisa da Critical Mass Insights, afirmou que as descobertas reforçam a importância da conexão do rádio local com seu público. “A questão principal aqui é o quanto as pessoas valorizam o fácil acesso ao rádio AM e FM em seus carros. Os consumidores querem rádio por uma variedade de motivos diferentes, que são em grande parte exclusivos do rádio local – desde descobrir novas músicas que interessam até atualizações meteorológicas, os últimos boletins esportivos e notícias e eventos locais”, comentou Falke.

A NAB divulgou anúncios de serviço público em inglês e espanhol pedindo aos ouvintes de rádio que entrem em contato com seus representantes no Congresso enviando um SMS com a palavra AM para o número 39179, incentivando-os a apoiar a legislação que garante a presença do rádio AM nos carros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Rádio Ink

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.